Quem pode treinar Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa que é baseada no princípio de usar a energia do oponente contra ele. Esta arte marcial requer o controle preciso do corpo e da mente para realizar movimentos eficazes.

Mas quem pode treinar Aikido?

A resposta é simples: qualquer pessoa.
Independentemente da idade, do sexo ou da condição física, o Aikido pode ser praticado por qualquer um. Na verdade, muitas pessoas com deficiências físicas ou limitações têm encontrado no Aikido uma forma de superar suas barreiras e evoluir em sua jornada pessoal.

Por exemplo, pessoas com deficiência visual ou auditiva podem aprender a sentir os movimentos do oponente e a se mover em harmonia com esses movimentos. Pessoas com mobilidade reduzida podem aprender a adaptar a técnica para suas necessidades específicas, utilizando sua força e equilíbrio para realizar os movimentos.

Além disso, o Aikido pode ser um excelente treinamento para aqueles que sofrem de ansiedade, estresse ou outros problemas de saúde mental. Ao se concentrar na técnica e na respiração, o praticante pode aprender a controlar sua ansiedade e a encontrar um estado de calma e equilíbrio.

Mas não se engane: o Aikido não é uma arte marcial fácil de ser dominada. É preciso muito treinamento, dedicação e persistência para se tornar um praticante habilidoso. No entanto, as pessoas com déficits físicos ou mentais podem encontrar benefícios adicionais ao praticar esta arte, como o aumento da autoconfiança e da autoestima.

Além disso, o Aikido é uma atividade que é normalmente praticada em grupo, o que é excelente para o desenvolvimento social e para a criação de amizades. Em muitos dojos (academias de Aikido), os alunos são incentivados a se ajudarem mutuamente e a compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Mulheres no Aikido

No Aikido, a igualdade entre homens e mulheres é verdadeiramente praticada, o que é uma raridade nas Artes Marciais.

As técnicas e características do Aikido não exigem força bruta, mas sim descontração, sensibilidade aos movimentos, sutileza e análise consciente e tranquila das ações a serem tomadas. É por isso que o Aikido é uma arte marcial altamente recomendada para mulheres, sem quaisquer restrições.

Conclusão

Qualquer pessoa pode treinar Aikido. Não importa se você tem alguma deficiência física ou mental, a técnica pode ser adaptada para suas necessidades e oferecer benefícios significativos em sua jornada pessoal. O Aikido é uma técnica desafiadora, mas também é uma atividade recompensadora que pode melhorar a sua saúde física e mental, além de criar amizades duradouras.

Na Escola de Aikido Porto Alegre temos aulas para crianças de 7 a 12 anos, adultos e aulas sênior, pessoas acima de 55 anos, com didática específica e aula especialmente desenvolvida para garantir segurança para uma aprendizagem gradual e agradável. Entre em contato conosco para saber mais sobre as aulas de Aikido e agendar sua aula experimental sem custo.