Aikido é uma atividade física intensa?

O Aikido é uma arte marcial japonesa que enfatiza a harmonia e a não-violência. Ao contrário de outras artes marciais que enfatizam a competição, o Aikido é uma prática colaborativa e focada na autodefesa. Neste artigo, vamos explorar o que torna o Aikido uma prática física intensa e como isso pode beneficiar sua saúde e bem-estar, mesmo se você for um iniciante e não tiver muita força ou resistência física.

O que torna o Aikido uma prática física intensa?

O Aikido pode ser uma prática física intensa por algumas razões. Primeiro, o Aikido envolve muitos movimentos corporais que exigem força e resistência. Por exemplo, os praticantes de Aikido devem executar rotações e quedas que exigem força nas pernas e tronco. Além disso, o Aikido envolve muitos exercícios de flexibilidade e alongamento, que são cruciais para a execução correta das técnicas.

O treinamento físico no aikido tem como objetivos o controle da técnica de relaxamento, resistência e exercícios para aumentar a flexibilidade. Nos treinos de Aikido, os movimentos de empurrar e alongar são frequentes em vez de puxar o oponente. Essa característica pode ser aplicada aos treinos gerais de aptidão física.

No Aikido o praticante trabalha vários músculos devido à diversidade das técnicas, o que melhora o tônus muscular. O Aikido é uma disciplina que promove o treinamento do corpo, mente e espírito. Os treinos de Aikido enfatizam a utilização coordenada de todo o corpo, assim como o equilíbrio, semelhante a práticas como ioga ou pilates. A maioria dos dojos começa as aulas com exercícios de aquecimento (chamados junbi taisō), que podem incluir alongamentos e quedas.

Treinando Aikido como iniciante

Se você é um iniciante em Aikido e ainda não tem muita força ou resistência física, não se preocupe. As aulas de Aikido são projetadas para ajudá-lo a desenvolver sua força e resistência gradualmente. Os instrutores de Aikido geralmente começam com exercícios simples de aquecimento e alongamento, que ajudam a preparar o corpo para movimentos mais intensos.

Durante as aulas, os instrutores de Aikido irão ensinar técnicas básicas e trabalhar com os alunos em movimentos simples. Os alunos treinam com um parceiro que ajuda a aumentar a resistência gradualmente. À medida que os alunos progridem, os instrutores aumentam a intensidade do treinamento, com movimentos mais avançados e técnicas mais complexas.

Cada praticante tem sua própria meta e evolução em comparação a si mesmo, passando dos seus limites, uma vez que não existe competição ou torneios no Aikido, ao contrário de outras artes marciais. Em vez disso, cada praticante busca aprimorar suas habilidades e técnicas por meio de prática contínua e evolução pessoal.

Conclusão

O Aikido é uma prática física intensa que pode beneficiar sua saúde e bem-estar, mesmo se você for um iniciante e não tiver muita força ou resistência física. Com o tempo, o treinamento de Aikido pode ajudá-lo a desenvolver força, resistência, flexibilidade e equilíbrio emocional. Se você está procurando uma arte marcial que enfatize a autodefesa e a harmonia em vez da competição e do combate, com desenvolvimento físico gradual, o Aikido pode ser a escolha certa para você.

Referências: